quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Não é fácil ser mulher!

Ser mulher não é tarefa fácil. Nós somos experts em acumular funções. Conseguimos trabalhar, estudar, cuidar da casa, do namorado, marido, filhos, mãe, amigas, cachorro, eu tenho uma amiga que cuida, inclusive, da planta da casa da vizinha de praia dela! (rs). Somos mil e uma utilidades, e dizem por aí que fazemos tudo o que um homem faz e mais um pouco, em cima do salto.

E olha que isso não é de hoje. O livro de provérbios, escrito pelo cara mais sábio do mundo, tem um capítulo inteiro dedicado a descrever a "mulher virtuosa", que segundo o tal do Salomão (o sábio, entendido de mulher porque era casado com mais de 1.000) é o sonho de consumo de todo homem. Ele elenca uma série de características e atributos que vão desde cuidados com a aparência, passando por trabalhos domésticos e trabalhos rentáveis (para geração de receita), à estar sempre "disposta" pro maridão.

O nosso desafio está em equilibrar tudo com o que lidamos no dia-a-dia, e fazer isso atendendo expectativas altíssimas que nos são impostas. Puxa, temos que estar sempre lindas, cheirosinhas, felizes, magras.... Não dá girls. Entre no meu trabalho às 19hs e você me encontrará sentada na minha cadeira com as pernas cruzadas que nem índio, descalça, cabelo preso por uma piranha verde (é horrível, mas eu adoro pq é difícil de perder e ninguém rouba pq é horrível rsrs), maquiagem borrada (ou o que sobrou dela), perfume zero, roupa amassada e muito provavelmente estarei gritando desesperada na redação por um chocolate (felizmente ninguém nunca tem, ou já estaria uma bola). Agora, imagina só se ao invés de você entrar no meu trabalho às 19hs, entra o meu "cara de marido". Fudeu né?!?!

Não dá pra ser tudo. Mas dá pra aprimorar. Dá pra ter prioridades. É preciso escolher aquilo que realmente importa pra você neste momento. E eu vou tomar a liberdade de decidir a sua prioridade número um: VOCÊ! Sim bonitona, você será a sua prioridade a partir de hoje. Não é a sua carreira, não é a sua família, não é um "cara de marido"... É simplesmente você. Cuidar de si própria é uma coisa que constantemente abrimos mão. Sempre nos negligenciamos em prol de algo mais "urgente". Mas o que pode ser mais importante do que a pessoa que realizará esse algo?

E esse cuidar começa do exterior para o interior. Tem gente que diz que o exterior não é importante. Mentira! É sim. É importante pra você!!! Você tem que se sentir linda... Dê-se o luxo de um dia inteiro no salão, faça aquele make over. Aiiii, já posso te imaginar lá, feliz, sorridente, com uma lágrima caindo enquanto a moça (fdp) puxa a cera da sua virilha, rsrs. Filha: escova, hidratação, corte... seu cabelo agradece viu. Cuide-se amore!!! Quero que você se olhe no espelho e se surpreenda. É tão bom. Eu adoro meu cabelereiro, sempre que sento na cadeirinha digo: "Pleaaaase John, deixe-me sexy!". E girls, ele deixa. Ou pelo menos ele faz alguma mágica lá que eu realmente me convenço que estou sexy. E é exatamente neste ponto que eu queria chegar.

Seu exterior tem um peso imenso na forma como você harmoniza seus sentimentos. Quanto mais bonita você se SENTIR, melhor sua auto-estima ficará, você se sentirá mais forte, mais confiante... Believe me. O dia do salão vai acabar virando uma rotina mensal, você provavelmente começará a academia, passará numa dermatologista... enfim, vai acabar querendo cuidar mais e mais de você.

Dado o primeiro passo, vamos ao interior. Esse daí é complexo e muito trabalhoso. Eu mesma trabalho nele diariamente, constantemente, e às vezes demoro a perceber os avanços. Mas quando eles aparecem, vocês não podem imaginar o quanto é gratificante. Vou falar algumas coisas que me ajudaram a desenvolver um interior melhor:

Espiritualidade, eu acho bacana ter algo no que acreditar. Nem todo mundo é assim e eu respeito isso. Mas, pra mim, ter uma força maior a me impulsionar, me faz dar passos que talvez eu não desse "sozinha". Deus na minha vida é uma pessoa muito viva, que me faz querer ser melhor e me ajuda nisso.

Família, são pessoas que te conhecem. Eles sabem o melhor e o pior de você, e podem te mostrar se você estiver realmente disposta a ouvir e aprender com isso. Minha mãe me mostrou como eu era fraca, inconstante, imatura e outros 5 mil defeitos, rsrs. E eu sou eternamente grata por isso. Mas também me ensinou a ser forte, ter domínio próprio e mostrou o caminho para o amadurecimento, o qual estou tentando trilhar agora. Encontre a pessoa da sua família que te conhece melhor do que ninguém, e se abra de verdade. Você pode se surpreender com esse outro espelho.

Amigos, estes aqui são a cereja do bolo. São eles que te trarão os momentos felizes, de lazer, de prazer pra alma. Dar risada é MUITO bom e os amigos de verdade sabem fazer a gente se divertir. Eu tenho a sorte de ter excelente amigas e todas muito engraçadas. Sentar no bar com qualquer uma delas é diversão garantida. E no final amores, a vida é isso não é? Uma sucessão de momentos... Então que sejam muitos deles felizes!

Leituras, informação e cultura é tudo na vida de uma pessoa. Girls, isso dá trabalho mas faz um bem!!!!! Leiam muito, sobre tudo. Leiam sobre relacionamentos, mas também leiam sobre as novidades tecnológicas. Leiam romances bons, poesias, sacanagens! Leiam a bíblia, rsrs. Ler irá enriquecer a alma de vocês. Conhecimento é algo que só as deixará mais fortes.

É, não é fácil ser mulher. Mas no final do dia, eu sempre deito na cama com uma certa satisfação por ter nascido sexo frágil. Que delícia ser mulher! A dificuldade só aumenta o prazer. Olha TUDO o que a gente faz!!!!

Promete pra mim que irá cuidar de você, bonitona??? Torço muito para que cada uma de nós possamos melhorar dia após dia. Quero vê-las lindas, felizes, realizadas e completas, ao lado dos seus respectivos "caras de marido".

Bjkas carinhosas,

Van.

9 comentários:

  1. Uhuuuullll!!! primeiro comentário....rsrsrs

    Van, vc escreve absurdamente bem!!! dá ânimo, sabe???rs é uma delícia ler o seu post e imaginar seu jeitinho de falar!!! vou sair sei lá que horas da UFRJ, pegar um trânsito fdp e fazer a 1ª parada no salão!!!rsrsrs

    Ah, além d vc, a Nê acrescentou algo muito importante para mim e para a Paty: ter foco!rsrsrs Minha vida mudou depois q ela me ensinou isso no niver da Amanda!hehehe. E o mais legal é que essa parada de "foco" se estende muito além das baladas... serve para tudo e dá up na auto-estima!

    lindona, adooooooooooooooooooro seu blog!!!

    beijinhos, e parabéns!!!

    Ju (Carica)

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito bom [acho mesmo] que a ética, as responsabilidades, o trabalho não afastem as mulheres do salão de beleza [na periodicidade possível]. E acho perfeito elas irem lá para ficarem sexy. Homem, não tem jeito: é sexy ou não é.

    ResponderExcluir
  3. Van

    seu blog tá muito divertido, acho que daqui a pouco vai virar livro de cabeiceira para as garotas viu!!! concordo com você, salão faz um bem pra nós, só de fazer as unhas já da um up na auto-estima!!!
    venha logo pra ribeirão viu...precisamos sentar num buteco e papear sobre os caras de marido!!!

    bjinhos
    Cínthia

    ResponderExcluir
  4. Va,
    Amei o post....não tem mesmo como negar que nós mulheres temos o poder de ser e fazer mil coisas ao mesmo tempo, o que me faz pensar se somos nós realmente o sexo frágil,rs (sem ofensas, homens de plantão)...e vc está coberta de razão qto a acharmos um tempinho pra gente...com uma auto-estima elevada, parece que td flui melhor em todas as areas de nossas vidas....sem contar que o nosso cara de marido vai ser ainda mais grato por ter conseguido namorar uma gatona!! rsr..
    Parabéns pelo post Va,
    Bjinhos
    Amanda

    ResponderExcluir
  5. Carla Dias31/10/09 16:50

    Venho acompanhando os seus posts, e acho muito interessante as situações que vc coloca, e as suas soluções (muito divertidas, por sinal)......Mas querida, tive que comentar sobre este post, pq não concordo com vc.....
    A beleza exterior não vale de nada se vc quer um "cara de marido" (o tão procurado).
    Um autêntico "cara de marido" está interessado no que a mulher tem pra acrescentar...Se ela estiver só preocupada em ir ao salão de beleza....só vai conseguir sair com os "cafos" da vida, que só querem dar uma comidinha e nunca mais te ligam....
    É isso ai meninas....agora eu vou compartilhar da minha experiência....
    eu tinha essa ideia de beleza exterior e tal....pois bem...isso só me deu problema.....
    Só saia com cara "cafo" que não queria nada com nada......Na verdade teve uma excessão...eu encontrei o tal "cara de marido", só que como ninguém é perfeito, ele já era marido de outra......
    Bem, mas é isso ai...Só estou deixando um comentário para alertar a todas: Não percam seu tempo, nem dinheiro, indo a salões de beleza.....Acrescentem algo em vcs mesmas....

    Carla Dias

    ResponderExcluir
  6. Carla, você conhece, com certeza, a frase, aliás célebre, do poeta Vinícius de Moraes, a quem nenhuma pessoa, em sã consciência, atribuiria a tolice de considerar beleza exterior como essencial. Penso que a dona do blog quis apenas chamar àtenção para um fato muito simples: quando alguém se sente bem por dentro, sua aparência externa vai refletir isso magnificamente. E se acaso ocorrer alguma desarmonia, nada poderá ser mais importante do que restabelecer o equilíbrio. Pra mim, ir a um salão de beleza será a melhor aplicação de dinheiro que as moças poderão fazer, e ganho de tempo também, pois o realce na aparência, quando necessário, vai repercutir direto na auto-estima - e atrair o cara de marido. Por último, confesso que bastava esposinha botar um pé pra fora do salão de beleza pra que eu, vendo-a tão linda e tão sexy, me apaixonasse de novo e mais um pouco.

    ResponderExcluir
  7. eu adoro seu blog van...jah ateh mostrei p minha mae, ela se acabou de rir, vc diverte mulheres de todas as idades
    continua escrevendo
    e vem p ribeirao
    bjossss
    Raissa

    ResponderExcluir
  8. Um dia, no Paraíso, Eva interpelou Deus: "Eu tenho um probleminha". - "Qual é o probleminha, Eva?" - "Eu sei que Você me criou, me deu este magnífico jardim, todos esses maravilhosos animais, inclusiv esta serpente que me faz rir a toda hora. Mas eu não estou completamente feliz"... - "Como assim?" questionou Deus das suas alturas. - "Eu me sinto só, e além disso, tenho uma vontade louca de comer maça". - "Bem, está certo Eva, se é apenas isso, eu vou criar um homem pra você". - "O que é um homem?" - "É uma criatura estranha, com muitos defeitos, mentirosa, enganadora, ingrata. Mas também bastante forte e mais rápido do que você. Ele vai gostar de caçar e matar as bestas. Seu aspecto será rude, mas conforme você idealizou, Eu o criarei dotado de tudo o que possa satisfazer os teus desejos. No entanto, ele não será realmente inteligente, jamais conseguirá livrar-se do apego às coisas de sua infância, como fazer birra e jogar bola. Enfim, sem os teus conselhos, ele éstará perdidão". - "Isso me parece interessante", respondeu Eva. "Mas o que preciso fazer pra ter o tal homem?" - "Há uma condição, sim..."
    - "Qual?" - "Tal qual Eu te disse, ele será duro, arrogante e um bocado narcisista. Portanto, você deverá deixa-lo acreditar que Eu o criei primeiro. E não se esqueça: este será o nosso segredo... entre mulheres".

    ResponderExcluir
  9. Dumbo, eu sabia!!!! Tinha algo por trás dessa história de o homem ter sido criado antes, agora tudo faz sentido...rsrsrs
    Vã, a mulherada aqui de Ribeirão está ansiosa por mais posts....e eu também!!!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir